Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

Tintas Ecológicas

Esta criação é da área de ambiente, construção civil, pintura, química e tinta. Consiste na produção de tintas para pintura de paredes de edifícios a partir de matérias-primas naturais e modificadas, com realce para pigmentos minerais puros de terra (solos argilosos e arenosos). A tinta é preparada através de processos físicos de mistura de pigmentos de terra à emulsão de base aquosa não tóxica, sem combustão e sem auxílio de reacções químicas e com reduzido uso de energia.

O reduzido consumo de energia, a ausência de emissões gasosas e de matérias-primas sintéticas, para além da cola, bem com as características do produto final, livre de metais pesados, de COV´s, de conservantes sistémicos, de odores e com reduzidos impactos ao ambientais e à saúde humana constitui uma inovação que torna a tinta num pioneiro produto ecológico produzido em Moçambique.

A presente tinta, fruto de pesquisas de inovação desenvolvidas desde 2008, vem suprimir a ausência de tintas ecológicas no mercado moçambicano, sem descorar a possibilidade de expansão futura ao mercado internacional, após se firmar no nacional.

Contacto: +258 82 4334790

Tem o Registo no IPI nº MZ/2011/232