Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

32

Torradeira Eléctrica

A Torradeira Eléctrica é uma inovação constituída por um tabuleiro feito de chapa-de-ferro assente numa base metálica oca, revestimento interno de barro e resistência eléctrica.

O funcionamento desta torradeira começa com a sua ligação à uma fonte de corrente eléctrica; quando a resistência aquece liberta o calor para o interior da câmara da base da torradeira e; por via de expansão, o calor é transmitido para a torradeira que, efectivamente, é o tabuleiro e que, por sua vez, torra, por exemplo, a farinha de mandioca (que tenha sido colocada no dentro da torradeira).

De ponto de vista tecnológico, esta Torradeira Eléctrica é composta por uma base metálica oca, mas aberta por cima. Está revestida de barro nas suas paredes. Um tabuleiro foi colocado na parte superior da base. Uma resistência eléctrica foi instalada no interior da base e um termostato para o controle da temperatura. Para o controle do funcionamento da torradeira foi afixada uma lâmpada que acende sempre que a torradeira estiver ligada a uma fonte de energia eléctrica e assim posta a funcionar.

Em termos de funcionalidade da torradeira: O processo de torragem, por exemplo da farinha de mandioca (para se obter Tapioca), consiste em colocar primeiro a farinha de mandioca por cima do tabuleiro; e depois ligar a torradeira à corrente eléctrica, para que a resistência aqueça. A resistência eléctrica, já quente, liberta o calor para o interior da base metálica, aquece o tabuleiro e torra farinha de mandioca que se encontra por cima do tabuleiro.

A Torradeira Eléctrica é uma inovação desenvolvida pedo Senhor Eliseu da Graça Chamusso; Moçambicano, residente no Distrito de Morrumbene, na Província de Inhambane. Contacto: +258 84-7041496.

Tem Registo Nº MZ/2014/377, no IPI (Instituto da Propriedade Industrial) de Moçambique.