Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

Triciclo com Bagageira Traseira

O Triciclo com Bagageira Traseira é um velocípede que, para além de possuir um assento para o ciclista que vai guiar, possui uma bagageira na parte traseira e que está destinada transportar dois passageiros.

Na parte superior, a bagageira tem uma capota que serve para proteger os passageiros contra a irradiação directa dos raios solares e contra a exposição directa à chuva. A referida bagageira está na estrutura sob a qual estão as duas rodas-traseiras deste Triciclo. Obviamente, não necessita de combustível. Tem a capacidade para transportar 150 Kg (quilogramas).

Este velocípede surgiu duma bicicleta feita de tubos de liga-metálica e que formam o quadro composto por duas forquilhas que sustentam as duas rodas-traseiras. Estas rodas-traseiras servem de suporte para a estrutura composta pelo banco que transporta os dois passageiros; e serve também de suporte para a uma forquilha (garfo). Assim sustentam o eixo central da roda-dianteira conectado ao guidão, passando pelo quadro da bicicleta; constituindo o sistema-de-direcção.

No ângulo posterior (região superior) do quadro fica o selim, no qual o ciclista se senta. Na região inferior está localizado o movimento-central com as pedivelas. A transmissão da força do ciclista para o veículo é feita através de pedais que accionam uma coroa-dentada com uma corrente. Esta corrente por sua vez movimenta o Pinhão (fixado num eixo metálico de 1.5” (uma polegada e meia) e com o comprimento de 40 centímetros. Está ligado à roda traseira direita. A roda-dianteira esquerda fica livre. O eixo é sustentado por 2 (duas) chumaceiras lubrificáveis.

Contacto: +258 82 9783676

Tem o Registo no IPI nº MZ/P/2012/273