Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

Triciclo para Pessoas Com Deficiência

O Triciclo para Pessoas Com Deficiência, que constitui a presente inovação, é um veículo simples de tracção manual concebido para uso por pessoas portadoras de deficiência nos membros inferiores e é construído na base de tubos metálicos e chapas de ferro.

O Triciclo possui um assento com um encosto móvel que pode ser aberto e servir de cama para o descanso do utilizador; possui um sistema com uma roldana que serve de roda sobressalente, para uso em caso de avaria de uma das rodas; possui dois encostos para os braços; o encosto do braço direito possui um tampo que pode ser aberto para servir de mesa para o utilizador poder escrever, colocar prato com comida e usa-lo para outras funções, como jogo de damas.

Para a protecção do utilizador de chuvas e calor, o triciclo possui um sistema móvel que permite montar um alpendre e está equipado com um sistema de travões de estacionamento que actuam nas três rodas.

Este triciclo foi desenvolvido pelo Senhor Sérgio Machauíra Inácio Joaquim; no Distrito de Búzi, Província de Sofala. Contacto: +258 82 7262865. Tem o Registo no IPI n.º MZ/P/2015/395.