Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

32

Trituradora de tubérculos

A Trituradora de Tubérculos é uma inovação que faz parte do ramo de construção mecânica, e consiste numa máquina mecânica que raspa tubérculos frescos.

A trituradora de tubérculos surge como solução para o processo tradicional de raspagem (processamento) de tubérculos que é feito através da raspagem manual sobre uma chapa perfurada de pequenas dimensões suportada nas mãos; o que torna o processo moroso e de baixo rendimento (na ordem de 25 Kg em 8 horas de trabalho).

Com a presente inovação pretende-se resolver este problema, permitindo que uma máquina mecânica realize o trabalho de raspagem de tubérculos frescos, elevando desta forma o rendimento da produção para 120Kg por hora ou 960 Kg em 8 horas de trabalho, e reduzir o tempo necessário para a realização do trabalho.

O processamento de tubérculos consiste na introdução de tubérculos frescos na câmara de processar através dum funil; o tubérculo entra em contacto com o cilindro processador em movimento de rotação e é raspado até se transformar em farinha. A farinha do tubérculo raspado cai em queda livre para o canal de dreno da massa ralada e é recolhida em recipientes para tratamento posterior.

A Trituradora de tubérculos é fruto de inovação do Senhor Ilídio Chamuss;, residente em Morrumbene, Província de Inhambane. Contacto: +258 84 8114104 Tem o Registo no IPI, nº MZ/2012/242