Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

I fórum de Gestores de Recursos Humanos das Instituições Públicas do Ensino Superior: Uma Abordagem Estratégica para o Futuro

Na sessão de abertura, o Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Edson Macuácua, enfatizou a relevância da gestão de recursos humanos nas instituições de ensino superior, salientando que o respeito, a dignidade e a valorização das pessoas são fundamentais. O dirigente defendeu a criação de um fórum de Gestores de Recursos Humanos das Instituições de Ensino Superior Públicas (IPES) como uma plataforma para coordenar e harmonizar métodos de trabalho, partilhar boas práticas e profissionalizar a gestão de recursos humanos. 

O dirigente ministerial  enfatizou a necessidade de uma abordagem estratégica e integrada para a gestão de recursos humanos nas Instituições Públicas de Ensino Superior, levando em consideração elementos humanos, sociais, éticos, deontológicos e profissionais.

Num outro desenvolvimento, o Magnífico Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior., enfatizou que ainda há muito à ser feito na gestão de recursos humanos e financeiros nas instituições de ensino superior. Na ocasião, o Reitor  da mais antiga instituição de ensino superior no país expressou esperança na contribuição do fórum para a melhoria da prestação das Instituições Públicas de Ensino Superior na resposta aos desafios contemporâneos da sociedade. 

Adicionalmente, o Magnífico Reitor da UEM  destacou o papel vital dos gestores de recursos humanos e financeiros, auxiliados pelo sector jurídico, na promoção do desenvolvimento, estabilização, formação contínua e retenção dos melhores funcionários, garantindo o seu bem-estar e melhoria das condições profissionais e sociais.

Importa frisar, que o aludido fórum, planificado para  dois dias, abordará questões cruciais, como a implementação da Tabela Salarial Única, os desafios da aposentação obrigatória, o sistema de avaliação de desempenho, o sistema de carreiras e remuneração, bem como propostas de leis relacionadas à carreira docente universitária e à carreira de investigador científico. 

Os principais objectivos do fórum incluem tornar a iniciativa conhecida pelos interessados, reunir os actores responsáveis pela gestão de recursos humanos das IPES, discutir problemas e buscar soluções inovadoras, e estabelecer uma plataforma de diálogo permanente entre os gestores de recursos humanos das IPES. 

O evento representa uma oportunidade crucial para aprimorar a gestão de recursos humanos nas IPES e contribuir para a melhoria da qualidade da educação superior em Moçambique.