Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

79

VITÓRIA DIOGO ORIENTA PRIMEIRO ENCONTRO DE REFLEXÃO SOBRE A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NA PROVÍNCIA DE MAPUTO


A Secretária de Estado na Província de Maputo, Vitória Dias Diogo, orientou esta terça-feira, no Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias Agrárias de Umbeluze, distrito de Boane, o primeiro encontro Provincial de reflexão sobre a investigação científica na Província de Maputo sob o lema: *“Por uma Investigação Científica ao serviço das Comunidades”*.


O evento juntou instituições do ensino superior e de investigação que operam na Província de Maputo, académicos, entre outros convidados. 


A governante destacou que a investigação e pesquisa desempenham um papel preponderante na produção do conhecimento tanto para resolver problemas locais, nacionais e mundiais, e anotou que o lema nos remete a uma reflexão profunda sobre o papel que assumem as Instituições de Investigação na Província de Maputo. 


“A consciência de que, o desenvolvimento das comunidades assenta principalmente na valorização da Investigação, da criatividade e da inovação, passa pela clareza dos integrantes das nossas Instituições vocacionadas para investigação sobre o seu papel, comparado ao que realmente, fazem no dia-a-dia, pretende-se, deste encontro, iniciar um processo mais estruturado de abordagens tendo em vista dinamizar e tornar mais visível o trabalho das nossas Instituições de Investigação, e estimulem o pensamento criativo dos jovens”, referiu.


Foram abordados os seguintes temas: o Papel das Instituições de Investigação Científica na transferência de conhecimento e resolução dos problemas da Comunidade; o Papel do Parque de Ciência e Tecnologia: uso de Ciência de Dados nas Instituições do Estado; o Mecanismo de Financiamento dos Projectos de Investigação pelo FNI — Fundo Nacional de Investigação; os Desafios e Perspectivas da Investigação Científica. A Província de Maputo conta com 10 Instituições de Investigação.