Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Governo de Moçambique participa na Celebração do Dia Nacional do Reino da Suécia

O Governo de Moçambique,  representado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Daniel Nivagara,  participou na Celebração  do Dia Nacional do Reino da Suécia, onde afirmou que a celebração reforça a convicção de continuar a consolidar a amizade, solidariedade e cooperação que  une os dois países e a aprofundar uma parceria de ganhos mútuos.

Segundo o governante, as relações de amizade e cooperação entre a República de Moçambique e o Reino da Suécia datam dos primórdios da Luta Armada de Libertação Nacional, tendo explicado que elas  iniciaram no contexto do apoio que os países nórdicos providenciavam aos movimentos de libertação nacional na África Austral e, que vêm se consolidando nas diferentes fases e desafios que o nosso país enfrentou no processo de paz, combate à pobreza e promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Na sua intervenção, o ministro transmitiu o calor da amizade e fraternidade do povo moçambicano para com o povo sueco, tendo referido  que a cooperação bilateral entre os dois países  iniciou em 1975, ano em que foram estabelecidas relações diplomáticas, sendo que Moçambique tem beneficiado-se da cooperação bilateral e multilateral da Suécia, desde a assistência técnica e humanitária, apoios à projectos de desenvolvimento e à sociedade civil.

 Aliás, a  Suécia faz parte do grupo dos principais parceiros de desenvolvimento do nosso país, sendo de  destacar acções de cooperação em sectores como Finanças, Governação, Capacitação Institucional, Género, Justiça, Crescimento e Emprego, Desminagem, Agricultura, Ambiente e Clima, Energia, Hidrocarbonetos, Educação e, Ciência e Tecnologia.

No caso particular do sector da Educação,  o governante  anotou o apoio à Universidade Eduardo Mondlane e a oferta multifacetada de bolsas de estudo à moçambicanos para estudarem na Suécia.

“Destacamos, igualmente, os investimentos e o apoio suecos ao Desenvolvimento do Sector Privado em Moçambique. As constantes trocas de missões entre ambos os países, permitem reforçar continuamente as relações de amizade, cooperação política e económica. Elas criaram condições necessárias com vista à, entre outras, a presença do sector privado sueco em Moçambique, que investe nas áreas ligadas às tecnologias de informação e comunicação, exploração mineira, entre outras áreas”, sublinhou o ministro.

 No que lhe concerne, a Embaixadora do Reino da Suécia em Moçambique, Mette Matilda Sunnergren, enalteceu a presença de Governo de Moçambique e reafirmou o compromisso do seu pais em continuar a desenvolver parceria de ganhos mútuos  em diversas áreas, como  Governação, Capacitação Institucional, Género, Justiça, Crescimento e Emprego, Desminagem, Agricultura, Ambiente e Clima, Energia, Hidrocarbonetos, Educação e, Ciência e Tecnologia, entre outras.

O  Dia Nacional do Reino da Suécia é celebrado a 6 de Junho de cada ano, como tributo a dois acontecimentos históricos, nomeadamente, a  eleição de Gustav Vasa a rei (6 de Junho de 1523); e a adopção da nova constituição (6 de Junho de 1809).

Na ocasião, a Embaixadora explicou que Desde 1916, este dia é celebrado como o dia da bandeira sueca que caiu ao longo dos anos em esquecimento. Em 1938, decidiu-se que esta data seria realizada como dia nacional, e em  2005 foi declarado um dia festivo para que todos os cidadãos suecos pudessem participar das celebrações.