Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

45 anos de Cooperação UEM e Itália focados no fortalecimento institucional

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, enaltece a celebração dos 45 anos de cooperação entre a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a República Italiana, o qual tem contribuído para o fortalecimento institucional da UEM  e  dos recursos humanos a elas adstritas.

Alicerçados no lema “UEM-Itália: passado, presente e perspectivas de cooperação”, na sua locução, o ministro Nivagara, anotou que ao longo dos  45 anos de cooperação entre a UEM e a República Italiana (1977 – 2022), foi possível à UEM celebrar pouco mais de 70 instrumentos de cooperação com diversas entidades italianas, plataformas essas que vêm contribuindo, para o fortalecimento institucional da UEM e para o alcance do seu desiderato estratégico de tornar-se uma instituição de ensino superior de excelência e de investigação.

Na ocasião, o ministro afirmou  que a cooperação na área do ensino superior entre a UEM e a República Italiana, iniciada no ano de 1977, vem acompanhando a história de Moçambique independente, pelo que são fortes, profundos e sólidos os laços de interacção e desenvolvimento institucionais nas quais essa cooperação se funda e sustenta.

Assim, as diversas iniciativas cobertas pelos instrumentos de cooperação referentes às áreas de  Arquitectura e Planeamento Físico; Agronomia e Engenharia Florestal; Medicina; Ciências; Economia; Letras e Ciências Sociais; Biotecnologia; Informática e, Tecnologias de Informação e Comunicação; Assuntos do Género; Museus; Documentação e Arquivo; Cultura e Comunicação e Arte; são bastantes importantes para o desenvolvimento da UEM, como uma instituição de ensino superior de Classe “A”, mas, igualmente, importantes para o nosso país, por serem áreas do saber estratégicas e transversais para a indução da prosperidade nacional.

“O Governo da República de Moçambique, de reconhecer o apoio que o Governo da República Italiana e, demais instituições públicas e privadas italianas, têm prestado ao nosso país no quesito do ensino superior, contribuindo para a formação de recursos humanos moçambicanos, o activo mais importante para a promoção do crescimento e desenvolvimento socioeconómico nacional”, afirmou o ministro Nivagara.

Por sua vez, o Reitor da UEM, Manuel Guilherme Junior, disse que através da cooperação com a Itália foi possível, entre outras acções, garantir a assistência italiana técnica especializada nos domínios do ensino, investigação, extensão e inovação. Este apoio ficou assente na criação, apetrechamento e funcionamento de unidades académicas; na formação de quadros da UEM, no desenvolvimento e implementação de novos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento; na realização de estudos e projectos ou programas de pesquisa; no apetrechamento de laboratórios, bibliotecas e aquisição de equipamento; na reabilitação de infra-estruturas com diversa finalidade, aquisição de meios circulantes, entre outras incomensuráveis acções de cooperação.

Aliás, a cooperação com a Itália é estratégica e prioritária, pois permite que a Universidade Eduardo Mondlane logre alcançar os seus objectivos no âmbito da implementação do seu Plano Estratégico (2018 – 2028). À luz do seu Plano Estratégico (2018 – 2028), a UEM envereda por um percurso onde a intensificação da investigação e a necessidade de produção de conhecimento científico se constituem como a sua estratégia orientadora.

“Estamos também a desenvolver uma Reforma Institucional que aspira ser uma forma de potenciar a capacidade para dar resposta às demais questões de desenvolvimento que se colocam.Como Universidade, queremos poder continuar a contar com apoio das instituições italianas, particularmente da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, na identificação de novas sinergias de cooperação e na busca de financiamentos para a implementação do nosso Plano Estratégico”, sublinhou o reitor.

Intervindo durante o evento, o embaixador da Itália em Moçambique, Gianni Bardini, manifestou satisfação pela celebração da Cooperação academia  UEM e Itália, a avaliar pelos programas que vem desenvolvendo  ligadas ao ensino, investigação, extensão.

Para o embaixador, a cooperação deve ser fonte desenvolvimento económico, pelo que e  necessário fornecer formação que responde aos desafios do pais.

Cooperação entre Moçambique e Itália no domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

No domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as relações de cooperação entre a República de Moçambique e a República Italiana, desenvolvem-se ao abrigo do Acordo Geral de Cooperação entre a República de Moçambique e a República Italiana; Acordo de Cooperação entre o extinto Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Governo de Trento, no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação, assinado em 2005; e Compromissos assumidos nas Comissões Mistas de Cooperação, os quais têm o potencial de contribuir para a implementação do Programa Quinquenal do Governo (2020 – 2024), na componente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Nesta conformidade, encontram-se em curso diversos Programas e Acções que operacionalizam a cooperação entre Moçambique e Itália no domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, como o Programa RINO — “Recursos, Inovação e Desenvolvimento para as áreas de conservação” e “Preservação de Ecossistemas para o Desenvolvimento Sustentável — (ManGrowth), que está sendo implementado pela UEM. Este programa intervirá em quatro pilares, nomeadamente (i) fortalecimento institucional; (ii) capacitação de quadros governamentais da área de conservação/Ambiente; (iii) apoio ao Museu da História Natural; (iv) reconstrução resiliente em Búzi e Ibo e (v) apoio à Investigação Ambiental. O RINO irá envolver também a participação de instituições internacionais como a Universidade La Sapienza de Roma, a Estação Zoológica AnthonDorn e consórcios de ONG internacionais, entre outros.

O Programa de Apoio à Universidade Eduardo Mondlane para a Reforma Académica, Inovação Tecnológica e Investigação Científica (2011) – este programa integra intervenções no domínio da Formação de docentes/pesquisadores e apetrechamento de laboratórios do Centro de Biotecnologia; Projecto de Planificação Participativa que envolve a Faculdade de Arquitectura da UEM que apoia o Corredor de Maputo, nomeadamente, o Distrito de Moamba, Boane e Namaacha e a Promoção da pesquisa.

Na área das TIC, está em implementação desde o ano 2020 o Projecto GovNET PLUS, e consiste na segunda fase do projecto de Governo Electrónico que visa consolidar o programa de expansão da Rede Electrónica do Governo, fazendo ligações de redes sem fios para cobrir os serviços distritais. A iniciativa contemplará 40 distritos de Moçambique. 

Por sua vez, o Programa de Operacionalização dos Polos Tecnológicos de Excelência Digital visa identificar e apoiar jovens em matérias de empreendedorismo digital, através de provisão de ferramentas inovadoras de excelência digital que concretizem parcerias público-privadas para aquisição de competências, incluindo a promoção de empreendedores e melhoria de serviços orientados para o bem-estar de jovens de Moçambique.