MCTES Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

58

Bomba Baloiço

Este modelo de utilidade é do ramo de construção mecânica, refere se a um mecanismo de bombeamento de água, que usa um baloiço em forma de alavanca para accionar bombas de água e através de tubulações fazer subir até reservatórios específicos, para a posterior ser canalizada para o consumo populacional ou usada para irrigação. A […]

Este modelo de utilidade é do ramo de construção mecânica, refere se a um mecanismo de bombeamento de água, que usa um baloiço em forma de alavanca para accionar bombas de água e através de tubulações fazer subir até reservatórios específicos, para a posterior ser canalizada para o consumo populacional ou usada para irrigação.

A Bomba Baloiço é constituída de uma estrutura de material convencional, madeira combinada com ferro, onde sentam duas pessoas nas extremidades levantando uma a outra. Na parte inferior, são acopladas duas varetas para mover as bombas de água num sistema de duas bombas em paralelo.

Cada lado do baloiço constitui uma alavanca de bombeamento e o peso das pessoas constitui a força de accionamento, originando deste modo uma grande resultante e consequentemente um grande caudal de recalque da água e uma maior altura de subida, permitindo que seja armazenada em reservatórios. Para este mecanismo podem se usar bombas com êmbolos de grandes diâmetros.

A Bomba Baloiço é uma inovação desenvolvida pelo Senhor Alberto Matico Arone Chiziane, Moçambicano, residente na Cidade de Maputo. Contacto: +258 82-5630921. Tem o Registo Nº MZ/P/2013/320 no IPI (Instituto da Propriedade Industrial) de Moçambique.