Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

1

PAS EM COORDENAÇÃO COM O INTIC, IP POTENCIAM DE FERRAMENTAS AOS INTERVENIENTES DO ECOSSISTEMA DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA NA PROVÍNCIA DE TETE

No âmbito da implementação da iniciativa da Criação da Rede Nacional de Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética (CSIRT’s), o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC, IP) em parceria com o Serviço Provincial de Assuntos Sociais na província de Tete realiza, de (03 a 07.07) corrente, potencia de ferramentas sobre Fundamentos de CSIRT com o objectivo de transmitir os fundamentos das Equipas de Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética, sua organização, serviços, operação e como medir e melhorar sua maturidade.

A cerimónia de abertura que foi presidida por Lourenço Mesa Buene, Director Provincial de Assuntos Sociais e contou com participação de 80 participantes, representando várias entidades, com destaque para instituições públicas e privadas, academias, sociedade civil e comunicação social.

Na ocasião, o timoneiro do Serviço Provincial de Assuntos Sociais na Província, sublinhou que a segurança cibernética é um desafio complexo e em constante evolução e que nenhum actor isolado pode enfrentá-lo com sucesso. “O curso que estamos a lançar hoje, vai doptar de conhecimento aos profissionais de CSIRTs para lidarem com os desafios específicos associados à coordenação com os intervenientes no ecossistema de Segurança Cibernética, diante dos incidentes cibernéticos cada vez mais concorrentes no mundo e que precisamos trabalhar todos em conjunto, compartilhando informações e recursos para garantir a protecção dos nossos sistemas e infraestruturas críticas e dos nossos cidadãos.” disse

Com vista a fortalecer o relacionamento dos CSIRTs com os intervenientes públicos do ecossistema de segurança cibernética o curso vai igualmente, abordar a importância da colaboração e da troca de informações entre as Equipas de Resposta a Incidentes e os actores públicos envolvidos na segurança cibernética.

Com esta acção pretende-se capacitar profissionais de CSIRTs na Província de Tete para lidar com os desafios específicos associados à coordenação com os intervenientes públicos. Durante a formação, os participantes terão oportunidade de discutir sobre relacionamento entre vários actores do ecossistema de Segurança Cibernética, compreender o papel de cada parte interessada.

O programa do curso inclui uma combinação de palestras, estudos de caso e exercícios práticos para fornecer uma experiência de aprendizado abrangente. Os tópicos abordados incluem estrutura e função dos CSIRTs, visão geral dos CSIRTs, seu papel na segurança cibernética e suas responsabilidades.

Por outro lado, #Eugénio_Jeremias, Director da Divisão de Segurança Cibernética e Proteção de Dados no INTIC, IP na sua intervenção referiu que o curso é uma oportunidade valiosa para profissionais de CSIRTs aprimorarem suas habilidades e conhecimentos em colaboração com intervenientes públicos no ecossistema de segurança cibernética. “A segurança cibernética é um desafio global que exige uma abordagem colaborativa e este curso visa fortalecer a capacidade dos CSIRTs de trabalhar em conjunto com intervenientes públicos para proteger melhor os sistemas e as infra-estruturas críticas contra ameaças cibernéticas.”

O Curso Sobre Fundamentos de CSIRTs enquadra-se no Plano de Actividades programadas para 2023 e na materialização da Política e Plano Estratégico da Sociedade de Informação da Lei de Transacções Electrónicas, da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética e do Regulamento do Sistema de Certificação Digital de Moçambique. Esta missão vai apoiar em grande medida a província no estabelecimento do Primeiro CSIRT Provincial em Moçambique como parte da implementação da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética.

Neste contexto O INTIC, IP partilha a responsabilidade com autoridades a níveis Municipal e Provincial na liderança do processo de estabelecimento dos CSIRTs sectoriais. Aos dirigentes das instituições que gerem infraestruturas críticas o INTIC, IP apela para o estabelecimento dos CSIRTs Institucionais, tendo em conta que segundo a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética aprovada pelo Governo em 2021, deve se estabelecer os CSIRTs Institucionais que devem estar relacionados com o CSIRT Sectorial, e que este trabalho deve incluir entidades do sector privado, academia e sociedade civil.

Esta acção conta com apoio do Banco Mundial e colaboração técnica da Cyber Resilience for Development (Cyber4Dev), um projecto da União Europeia concebido para promover a segurança e resiliência cibernética para a protecção do sector público.

Importa referir que esta formação vai culminar com o Fórum de Governação da Internet da Província de Tete (FPGIT) sob o lema: “Por uma Internet Acessível, inclusiva, Segura e Resiliente” com o objectivo de promover o debate e auscultação pública sobre as linhas orientadoras de gestão e desenvolvimento da Internet em Moçambique, fomentado o estabelecimento de consenso e visão comum em matérias de Políticas e Estratégias de Governação da Internet, Governação Digital, Transformação Digital, Segurança Cibernética, Quadro Legal da Segurança Cibernética, e de Segurança na Internet em particular, baseados em princípios democráticos e universais.