Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

IBE, IP enaltece os recém-graduados do programa de formação de Jovens da região Norte

A Directora Geral do Instituto de Bolsas de Estudo, Instituto Publico (IBE, IP), Carla Caomba, enaltece os jovens recém-graduados do programa de formação de jovens oriundos da Zona Norte de Moçambique, que enfrentam a instabilidade política em Cabo Delgado, pelo esforço e pelos resultados satisfatórios alcançados durante a formação em Portugal. A expectativa é de que as competências adquiridas sejam aplicáveis para o desenvolvimento das suas províncias e do país como um todo.

Carla Caomba falava recentemente, em Maputo, durante a cerimónia de recepção de cerca de 30 graduados do Instituto Superior Politécnico de Leiria de Portugal, bolseiros do IBE, IP no âmbito da cooperação com a Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional (SEETP), através da Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP).

Na ocasião, recordou que, para atender às metas do Governo de formação massiva do capital Humano, o IBE, IP, em conjunto com a ADIN, ANEP, ofereceram bolsas de estudo para que jovens moçambicanos possam continuar os estudos em Portugal, nas diversas áreas do saber fazer, de forma a suprir a necessidade de mão-de-obra qualificada no contexto do surgimento de novas indústrias nas Províncias do Norte do país. 

Os estudantes se especializaram em Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais, Redes Informais e Sistemas Informáticos, Praticas Administrativas e Comunicação Empresarial, Eletricidade e Redes de Telecomunicações, Inovação e nutrição, Energias Renováveis e Eficiência de Energia, Participação em espaços educativos, Gestão de Marketing Digital, Tecnologia Automotiva, Instalação eléctrica e Instrumentação.

“Aliás, o IBE, IP continuará a envidar esforços para busca de mais parcerias para o apoio e financiamento de bolsas de estudo ao nível interno e externo, de modo que mais jovens possam beneficiar de oportunidades de formação”, salientou a Directora Carla Caomba.

Por sua vez, o Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Gondola, destacou a relevância das bolsas de estudos para a formação Técnico Profissional dos jovens moçambicanos nas diferentes áreas.   

“Continuamos a acreditar, a formar e a investir, preparando os nossos jovens para a sua participação na construção do futuro. Estamos diante de Jovens que abraçaram esta formação e que já iniciaram a discussão em torno da sua contribuição enquanto auto-sufieicntes”, referiu Gondola.

Recorde que em 2021, o IBE, IP, instituição tutelada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; a Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), instituição tutelada pelo Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional (SEETP), e a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN), assinaram um memorando de entendimento para a formação técnico profissional de 70 jovens da região Norte do país em Portugal.