Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

“IES são parceiros para formação de capital Humano” diz Ministro Nivagara

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, afirma que o Governo tem nas instituições de ensino superior, públicas e privadas, parceiros estratégicos para a formação do capital humano e social de elevada qualidade que possa participar activamente na promoção do crescimento e desenvolvimento socioeconómico nacional.

O ministro falava durante a cerimónia de Abertura Solene do Ano Académico 2024 na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), havida recentemente em Maputo.

Subordinado ao lema “Década do Oceano – a Ciência que Fazemos para o Oceano que Queremos”,  foi apresentada pelo Professor Catedrático António Hoguane, a oração de sapiência com o tema” ciência e tecnologia para o uso e aproveitamento sustentável do mar, seus recursos”.

Segundo Ministro Nivagara, o lema remete ao papel do conhecimento e da investigação científicas para a promoção de um melhor e mais sustentável uso dos oceanos, conduzindo a uma reflexão conjunta sobre que caminhos a Academia vem percorrendo nesta matéria relativa à gestão sustentável dos recursos naturais, particularmente os recursos dos oceanos. 

Neste quesito, o titular da pasta de ciência, Tecnologia e Ensino Superior destaca a contribuição da Academia, em particular a UEM, na produção e partilha de conhecimento na área dos recursos do mar, por meio de entidades como a Estação de Biologia Marinha da Inhaca, a Escola Superior de Ciências Marinhas, a Escola Superior de Desenvolvimento Rural e, do Centro de Pesquisa e Tecnologia do Mar. 

“Reiterarmos a exortação para que as instituições de ensino superior, tanto públicas, quanto privadas, tenham uma intervenção social mais activa e relevante, colocando o conhecimento científico, a Inovação e a Transferência de Tecnologias ao serviço das nossas comunidades”, sublinhou o ministro.

Por sua vez, o reitor da UEM, Manuel Guilherme Junior, disse que a abertura oficial do Ano Académico 2024 é um momento nobre para a Universidade por receber mais de cinco mil jovens que buscam os seus sonhos naquela que é a maior, mais antiga e mais prestigiada instituição de ensino superior do País.

“A nossa expectativa é que se dediquem arduamente aos estudos, adquirindo conhecimentos e habilidades, atitudes de que necessitam para serem agentes de transformação de Moçambique rumo ao desenvolvimento social e económico sustentáveis”, destacou o reitor.