Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Jornadas Científicas e Tecnológicas constitui plataforma de transferência de tecnologias

As Jornadas Científicas e Tecnológicas de Moçambique, bem como o Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo Fundo Nacional de Investigação (FNI), constituem, segundo o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, plataformas mediáticas e privilegiadas de partilha e, aquisição de conhecimentos e boas práticas relativas à investigação científica e inovação, ao desenvolvimento tecnológico e à transferência de tecnologias.

O ministro falava hoje, em Maputo, durante a cerimónia abertura  das 13as Jornadas Científicas e Tecnológicas de Moçambique e, do 13 ͦ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo Fundo Nacional de Investigação (FNI).

Na ocasião, apelou à  comunidade académica e científica moçambicana  à dedicar-se a pesquisas que respondam às prioridades de desenvolvimento nacional e, que proponham soluções aos diversos desafios contemporâneos do quotidiano da sociedade.

Subordinado ao lema “Conhecimento Científico na era Digital, Impulsionando o bem-estar das Comunidades, o evento tem contribuído para a implementação de políticas do Governo, no que concerne à promoção da divulgação do conhecimento científico como fundamento para a indução do crescimento e desenvolvimento socioeconómico nacional, bases para a promoção do bem-estar social.

Com efeito, para as presentes Jornadas Científicas e Tecnológicas foram apurados à apresentação 71 trabalhos, sendo 54 de pesquisadores do sexo masculino e 17 do sexo feminino, correspondentes às áreas de Ciências Sociais e Humana (15), Ciências de Educação (15), Ciências de Saúde (12), Ciências Agrárias, Animais e Florestais (11), Água (cinco), Sustentabilidade Ambiental (cinco), Ciências Económicas (três), Ciências Marinhas e Pescas (dois), Recursos Minerais (dois) e Etnobotânica (um).

Entre os trabalhos aprovados à apresentação no âmbito das presentes Jornadas Científicas e Tecnológicas por províncias, Cabo Delgado contribui com 3 trabalhos, Niassa com 3, Nampula com 18, Zambézia com 2, Tete com 3, Manica com 3, Sofala com 1, Inhambane com 4, Gaza com 16 e Maputo com 18.

É expectativa do dirigente que, à cada ano, estas Jornadas Científicas e Tecnológicas de Moçambique, organizadas pelo FNI, tenham uma abrangência crescente, em termos de cobertura nacional (incluindo pesquisadores localizados nos distritos e localidades de Moçambique), bem como abarque as mais diversificadas áreas do saber.

Ainda segundo o dirigente, com a realização das 13as Jornadas Científicas e Tecnológicas de Moçambique e, do 13 ͦ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo FNI, as instituições de ensino superior e de investigação científica, os pesquisadores, estarãomelhor munidos de ferramentas teóricas, analíticas e práticas para melhor implementação e gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Por isso, fazemos votos que os trabalhos que serão partilhados no decurso deste evento, tenham o condão de apresentar soluções para os desafios de desenvolvimento nacional e concorram para a consolidação de um modelo de desenvolvimento nacional sustentável, capaz de atender às justas demandas sociais”, salientou.

Importa recordar que a Ciência, a Tecnologia e a Inovação são instrumentos cruciais e catalisadores do crescimento e desenvolvimento socioeconómico de uma nação, para a geração de emprego e renda. O trabalho dos cientistas e investigadores é determinante para a produção de soluções científicas e tecnológicas que atendam às reais necessidades das comunidades.