Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Lançado o logotipo da COGEMO

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, precedeu hoje (06.03.2024), em Maputo, o lançamento oficial do logotipo da Comissariado Geral de Moçambique para a EXPO 2025 OSAKA (COGEMO).

Intervindo na qualidade de Presidente da Comissão de Honra, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse que a elaboração do Logotipo do COGEMO resulta da iniciativa lançada em Agosto do transacto ano de 2023, onde concorreram estudantes provenientes de instituições de ensino, tanto superiores, quanto do nível médio.

Nivagara enfatizou que a representação gráfica do Logotipo do COGEMO constitui um símbolo de identidade, uma marca de presença no país e na EXPO 2025. Dessa forma, é possível identificar o COGEMO em termos de produtos e serviços, além de assegurar uma representação visual e funcional perante os beneficiários, parceiros e o público.

Durante o evento, teve lugar a premiação dos três concorrentes melhore classificados no processo de selecção para a elaboração do logotipo, sendo que o primeiro premiado foi o estudante José Júnior, do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISARC);  em segundo lugar o estudante da Escola Nacional de Artes Visuais, Felizardo Manhiça; e em terceiro lugar José Méliço,  do ISARC.

A cerimónia contou com a presença dos Membros da Comissão de Honra do COGEMO, bem como dos Excelentíssimos Senhores Membros da Comissão Executiva do COGEMO, dos Antigos Comissários-Gerais e convidados afins.

De acordo com o ministro Nivagara, o COGEMO foi criado pelo Decreto do Conselho de Ministros n.o 67/2022, de 15 de dezembro, como uma entidade temporária de apoio ao Governo na execução de atividades de preparação para a participação de Moçambique na EXPO 2025, que será realizada entre os dias 13 de abril e 13 de outubro de 2025, em Osaka, no Japão. O tema “Projectando a Sociedade do Futuro para as Nossas Vidas” foi estruturado em três subtemas: “Salvando Vidas”; “Empoderando Vidas” e “Conectando Vidas”.

Específica e por decisão da 42ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, de 14 Dezembro de 2021, a participação da República de Moçambique na EXPO 2025 OSAKA estará subordinada ao subtema: “Empoderando Vidas (educação e trabalho utilizando inteligência artificial, exercitando robôs)” cujo objectivo é enriquecer a vida dos indivíduos e expandir o seu potencial;

Nivagara exorta todos os futuros expositores do Pavilhão de Moçambique na EXPO 2025 da OSAKA a se envolverem com o tema da participação de Moçambique nesta exposição mundial, criando bens, serviços, ideias inovadoras que mobilizem o nome de Moçambique no cenário internacional e abram novos mercados para a economia moçambicana.

Aliás, a EXPO 2025 OSAKA, à semelhança de anteriores exposições do género, possibilitará que Moçambique coloque somente a exposição mediática de Moçambique ao mundo, mas, permitirá, igualmente, mostrar o contributo nos esforços globais de cumprimentos dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS 2030), bem como colocar em prática a sua máxima de Política Externa, ou seja, “Fazer Mais Amigos e Estabelecer Mais Parcerias”.