Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

Maputo acolhe Workshop de Treinamento no âmbito da testagem do Módulo sobre Políticas e Regulação da GEd

Cerca de 30 participantes, entre reguladores, investigadores, jornalistas, sector privado, participam durante três dias, na cidade de Maputo, no Workshop de Treinamento no âmbito da testagem do Módulo sobre Políticas e Regulação da Edição Genómica (GEd), para testar os Módulos concebidos pela União Africana para treinamento de diferentes segmentos de partes interessadas sobre a Ciência da Edição Genómica.

Trata-se de uma iniciativa que visa testar o módulo sobre as Políticas e Regulação da GEd na União Africana elaborado pelo grupo de peritos africanos a fim de melhorar o seu conteúdo, bem como tirar vantagem de todo o potencial da Biotecnologia Moderna, particularmente da Edição Genómica, para estimular o crescimento industrial e desenvolvimento inclusivo.

Intervindo por ocasião da Cerimónia de abertura do Workshop de Treinamento no âmbito da testagem do Módulo sobre Políticas e Regulação da GEd para Reguladores e outros intervenientes, a Secretária Permanente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nilsa Miquidade, afirmou que se cogita formar especificamente os peritos locais usando o Módulo sobre Políticas e Regulação da GEd antes de serem implementados no contexto moçambicano.

Como explica Nilsa Miquidade, o projecto GEd baseia-se e complementa os esforços em curso da AUDA-NEPAD, no sentido de aumentar as capacidades reguladoras da Biossegurança através da Rede Africana de Especialidades em Biossegurança (ABNE). Aliás, enquanto o foco da ABNE está na regulamentação para garantir a biossegurança, o Centro de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação da AUDA-NEPAD traz um foco na inovação e capacidades de Pesquisa e Desenvolvimento para a comercialização de produtos agrários com genomas editados, contribuindo assim para a rápida industrialização. Isso decorre do reconhecimento contido na Agenda 2063, de que os avanços tecnológicos das inovações biotecnológicas no desenvolvimento de plantas e animais têm o potencial de promover as metas de sustentabilidade da Agricultura continental e transformar as sociedades africanas.

“Esperamos, igualmente, que a adopção da GEd no nosso País permita a construção da capacidade institucional para Pesquisa & Desenvolvimento para aplicação da Edição de Genoma, e transferência e adopção de tecnologia fortalecida, que vai resultar numa utilização mais eficiente da capacidade de inovação para desenvolver produtos com base na GEd”, disse Nilsa Miquidade.

O projecto para optimizar a Agricultura em África, através da adopção da Edição Genómica é liderado pelo Centro de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação da AUDA-NEPAD (CoE STI), que foi estabelecido para promover o uso e integração de inovações por meio de parcerias, ligando a ciência e a prática para acelerar a transformação socioeconómica de África.

Referir que o objectivo da iniciativa de GEd é promover uma compreensão mais ampla da Biotecnologia Moderna, com enfoque na Edição do Genoma pelos diferentes grupos de partes interessadas, por meio da Comunicação e Advocacia efectiva, com vista ao alcance de uma melhor aceitação desta ferramenta como instrumento crucial para optimizar a Agricultura em África e, Moçambique faz parte dos países nos quais a iniciativa está a ser implementada, na fase piloto. Isso inclui o apoio para alcançar os principais resultados do desenvolvimento, como adaptação às mudanças climáticas, redução da pobreza e melhoria dos sistemas alimentares para melhorar os meios de subsistência.

Recorde-se que Moçambique deu o pontapé inicial na iniciativa de GEd, no workshop de engajamento com o Governo, Quadros de alto nível de diferentes Ministérios, Instituições de Ensino Superior e Instituições de Investigação, identificados como partes interessadas relevantes para esta iniciativa.

O workshop de lançamento teve lugar em Março de 2023 na Cidade de Maputo. Dando seguimento às acções visando a implementação da GEd em Moçambique e, havendo necessidade de reforçar a confiança da sociedade, do Governo, Sector privado e da Comunicação Social no que concerne ao uso da Biotecnologia Moderna para optimizar a Agricultura, em particular a GEd, foi elaborada a Estratégia Nacional de Comunicação e Advocacia e respectivo Plano de Acção.