Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

32

Máquina Manual de Fazer Rede Tubarão

A Máquina Manual de Fazer Rede Tubarão é uma máquina mecânica simples que serve para dar forma adequada e qualidade de matéria-prima ao arame que é usado para fabricar a “Rede-tubarão”. Este tipo de rede é usado como se fosse uma barreira, para delimitar áreas consideradas sensíveis, evitando-se ingerências estranhas; serve também para fazer a vedação de muros de instalações fabris e habitacionais, para se reforçar a segurança de pessoas e bens.

Esta inovação é basicamente constituída por um Molde com a forma dum tubo oco e com uma perfuração oblíqua; uma Vareta rectangular, que serve de enrolador de arame e que passa por dentro do molde, e que é suportada por uma Chumaceira; e uma Manivela, que serve para fazer girar a Vareta e, consequentemente, forçar a passagem do arame por dentro do Molde; dando-se assim a desejada forma ao arame.

O arame é introduzido através duma das extremidades do Molde e é forçado a passar pela perfuração existente na superfície do Molde. Este Molde serve de ‘fêmea’, pela rotação da Vareta rectangular e, à medida que o arame passa, vai sendo dobrado (moldado) de forma a facilitar o encaixe no processo de fabrico da rede tubarão.

A Máquina de Manual de Fazer Rede Tubarão é inovação desenvolvida pelo Senhor Maike Maroodza; Moçambicano, residente na Cidade de Manica, Província de Manica.

Tem o Registo Nº MZ/2013/293, no IPI (Instituto da Propriedade Industrial) de Moçambique.