Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

MCTES acolhe Fórum de Avaliação de Projectos de Pesquisa e Inovação

Inhambane — O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) acolhe, de seis a nove de Dezembro, o Fórum de Avaliação da componente I do Projecto de Melhoramento do Desenvolvimento de Competências em Moçambique (MozSkills) com enfoque para as actividades desenvolvidas pela Unidade gestora das Bolsas de Estudos e Projectos de Pesquisa e Inovação, ICIPE.

Sob o lema “Capacitação para traduzir resultados da pesquisa em aplicações práticas para a diversificação económica”, o evento é dirigido pelo Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Edson Macuácua.

No decurso do evento, os participantes terão a oportunidade de rever o programa Rsif e suas componentes de financiamento; reflectir sobre o Sistema de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia; resultados dos Projectos do Fundo de Desenvolvimento Institucional (FDI); e Programa de Formação de Formadores de Professores STEM (PCFP). 

Os temas como projectos de bolsas de investigação e cooperação ESUDER/UEM, pesquisa e inovação sensíveis ao género, gestão da Propriedade Intelectual (PI) e comercialização de produtos de pesquisa, e boas práticas na comunicação científica também estarão no topo da agenda.

O evento cogita informar líderes institucionais sobre as bolsas do Rsif em Moçambique e discutir estratégias para promover a inovação em suas instituições, bem como partilhar experiências para melhorar a implementação global dos projetos de bolsas do Rsif/MozSkills e fortalecer a capacidade das equipes de projecto na gestão de bolsas. 

Prevê-se que o fórum promova nos líderes institucionais, consciência sobre os objectivos das bolsas do Rsif em Moçambique, bem como estratégias de investigação, inovação e TT, além da partilha de boas práticas e lições aprendidas. 

Importa frisar que o Fundo Regional de Bolsas de Estudo e Inovação (Rsif) é um programa fundamental da Parceria para Competências em Ciências Aplicadas, Engenharia e Tecnologia (PASET), que visa preencher a lacuna de recursos humanos nas áreas das ciências aplicadas, engenharia e tecnologia na África Subsariana. Este programa é financiado por contribuições de governos africanos, do Banco Mundial, da União Europeia e do Governo da Coreia, sendo gerido pelo Centro Internacional de Fisiologia e Ecologia de Insetos (icipe), Nairobi, Quénia, como Unidade de Coordenação Regional do Rsif (RCU).

Recorde que o Governo de Moçambique, comprometido com a parceria PASET, contribui para o Fundo Regional de Bolsas de Estudo e Inovação através do projecto financiado pelo Banco Mundial sobre Melhoria do Desenvolvimento de Competências em Moçambique (MozSkills), financiando bolsas de doutoramento e pesquisa para reforçar a capacidade de investigação e inovação no país.

As bolsas de investigação (Janela 2) apoiam na produção de conhecimentos e a excelência científica, enquanto as bolsas de inovação (Janela 3) ajudam na comercialização de resultados de pesquisa e no fortalecimento dos ambientes institucionais de inovação. As bolsas de inovação são oferecidas em dois tipos: Programa de Reforço das Capacidades de Inovação Institucional do RSIF (RSIF ICBP), (Tipo 1), e Bolsas de Cooperabilidade RSIF/MozSkills, (Tipo 2).