Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

MCTES enaltece o cometimento da União Europeia na formação do capital humano moçambicano

O Vice – Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Edson Macuácua, enaltece o exemplo e o cometimento da União Europeia na formação do capital humano e social moçambicano, através da atribuição de bolsas de estudos à concidadãos nacionais para a formação em diferentes áreas do saber, estratégicas para a promoção do crescimento e desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.

O Dirigente falava durante a Cerimónia de Abertura do Evento Académico enquadrado nas festividades da Semana da Europa, realizado quarta- feira (17 de Maio de 2023), em Maputo, assente no lema “Ano Europeu das Competências”.

Subordinado ao tema “Por uma Educação de Qualidade, Emprego Digno e Juventude Empoderada”, o evento académico pretende, dentre outros, divulgar o papel das Bolas de Estudo atribuídas pela União Europeia e pelos seus Estados Membros e, debater o seu potencial no desenvolvimento da educação em Moçambique, assim como o seu indubitável contributo para a melhoria da empregabilidade dos jovens no país

Segundo Macuácua registos oficiais do Instituto de Bolsas de Estudo (IBE), até ao presente momento, indicam para existência de cerca de 425 estudantes moçambicanos estudando no estrangeiro em diferentes países da União Europeia, sendo 229 (54 por cento) do sexo masculino e 196 (46 por cento) do sexo feminino.

Como refere o Vice – Ministro, em Moçambique, a Educação é um direito consagrado constitucionalmente, como reflexo de um direito fundamental. A Educação é igualmente, um dever de todos nós, enquanto sociedade, é um instrumento para a afirmação e integração dos indivíduos na vida social, económica e política, ela é também indispensável para o desenvolvimento do país e para o combate a pobreza.

É nesta senda, que em todos os instrumentos programáticos de governação em nosso país, à exemplo do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024 (PQG 2020-2024), ora em curso, a Educação de Qualidade e Socialmente Relevante, encontra-se identificada como o veículo para a formação de capital humano e social detentora de competências que possibilite a obtenção de empregos dignos à juventude e, consequentemente o seu empoderamento social.

Recorde que o Programa Quinquenal do Governo 2020-2024 (PQG 2020-2024) define como objectivo central “adoptar uma economia mais diversificada e competitiva, intensificando os sectores produtivos com potencial para elevar a geração de renda e criação de mais oportunidades de emprego, sobretudo, para jovens”.

Por sua vez, o reitor da UEM, Manuel Guilherme Júnior, disse que a UEM esta a  posicionar cada vez melhor na preparação dos jovens para a empregabilidade, através da aposta na investigação, inovação e extensão,  o  que  levou a criar condições para a iniciação científica, incentivo aos estágios formativos e profissionais e à criação de espaços internos para a capacitação extracurricular dos estudantes para o mercado de trabalho, através do Centro Estudantil.

“O tipo de parcerias institucionais que temos estabelecido permitem que os nossos graduados possam se formar, ter uma orientação vocacional, produzir conhecimento e, por último, ter a melhor integração profissional possível, a título privado ou com terceiros”, disse o Reitor.

Na sua locução, o Embaixador da União Europeia na República de Moçambique, António Maggiore, reafirmou o compromisso da UE e Estados Membros com a educação para o período de 2021-2027, no âmbito do qual estão sendo efectuados investimentos numa educação de qualidade, incluindo a educação digital, prestando especial atenção à inclusão das raparigas e das mulheres e de grupos vulneráveis que frequentemente apresentam uma menor frequência escolar.

“Aliás, as Instituições de Ensino Superior são um espaço de excelência na promoção da juventude e têm um papel fundamental na preparação dos profissionais, dos líderes empresariais e dos decisores de amanhã para a transformação ecológica e digital”, sublinhou Maggiore.