Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior recebe em audiência o Embaixador do Egipto e de Cuba

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, recebeu, em audiência hoje (26/02/2024), no seu gabinete de trabalho, o Embaixador da República Árabe do Egipto em Moçambique, Mohamed Farghal, para avaliar o estágio da cooperação bilateral.

Nivagara enalteceu o apoio do Egipto em computadores para a capacidade institucional na política de informática, e manifestou interesse em reforçar a cooperação nas áreas de Ensino Superior e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

“Desejamos aumentar as bolsas de estudo para os moçambicanos no Egipto nas áreas de Mobilização de Bolsas de Estudo nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) e outras de interesse para os cursos de licenciatura, mestrado e doutorado. No que diz respeito às TICs, queremos explorar o potencial de Segurança Cibernética, Centro de Dados, Computação em nuvem, inteligência artificial, E-gov e e-commerce”, disse o ministro Nivagara.

Por sua vez, o Embaixador do Egipto, agradeceu pelo encontro e referiu que para as partes materializarem as suas iniciativas é importante que se desenhe um Programa Executivo no qual estarão identificadas as áreas e acções a serem tomadas pelas partes. Mais, o Egipto anunciou a oferta de 14 bolsas de estudo para moçambicanos neste ano lectivo, cujas candidaturas serão anunciadas em breve.

Recorde que no âmbito das bolsas de estudo oferecidas pelo Egipto para os países da África Austral, através da Universidade Britânica no Egipto, dois moçambicanos se encontram a frequentar cursos de licenciatura em economia e medicina, desde 2019.

Ainda hoje, o ministro Nivagara receber em audiência o Embaixador de Cuba em Moçambique, Jorge López Tormo, onde o ministro manifestou interesse e cooperar nas áreas de Ensino, Superior e TICs.