Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

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por estudante do Ensino Superior

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Ministro Nivagara atribui Selo de Qualidade CNAQ à ISET- One World

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, atribui o Selo de Qualidade CNAQ ao Instituto Superior de Educação e Tecnologia – OneWorld, commumente designado por ISET- One World. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ) que contribui para a promoção contínua da qualidade do ensino superior no país.

Intervindo durante o evento, o Ministro Nivagara disse que atribuição do “Selo de Qualidade CNAQ” constitui um marco histórico no percurso do ensino superior em Moçambique, em que pela primeira vez atribuímos um selo de qualidade, ou seja, dizemos à sociedade que uma instituição de ensino superior é de qualidade, bem como o sinal inequívoco dos resultados e impacto do SINAQES e da missão do CNAQ na promoção da cultura de qualidade.

Na ocasião, o dirigente explicou que o “Selo de Qualidade CNAQ” é um compromisso do CNAQ de levar à sociedade e aos diferentes intervenientes com interesses no ensino superior (decisores políticos, docentes, investigadores, corpo técnico-administrativo, estudantes, encarregados de educação, Ordens e associações profissionais, empregadores e outros parceiros sociais), uma referência confiável e organizada sobre as instituições de ensino superior que se mostram credíveis através da implantação da cultura de qualidade e, com a oferta de um ensino de qualidade e que atenda às exigências e necessidades do mercado de trabalho.

Entre as razões que ditaram a atribuição do selo à ISET-One World, destaque vai para os níveis de desempenho alcançados no processo de avaliação institucional, com destaque para a evolução significativa nas duas participações do ISET na avaliação institucional, onde os avaliadores confirmaram haver um grande esforço de melhoria na área de regulamentação, funcionamento dos órgãos colegiais, envolvimento dos estudantes, do corpo técnico-administrativo e dos docentes na vida académica e social do Instituto, na investigação e na publicação de resultados, bem como na formação do corpo técnico-administrativo e de docentes.

“Ademais, o elevado nível de organização a nível das infra-estruturas, da biblioteca e dos procedimentos de trabalho, à todos os níveis e os Métodos de Pedagogia usados na instituição são muito idênticos aos de Problem Based Learning, o que faz com que se privilegie o trabalho do estudante em contacto com a realidade, portanto a pesquisa para a aprendizagem, um método muito prático e com bons resultados” acrescentou o ministro. 

Nesta ordem, o Selo de Certificação de Qualidade do CNAQ atesta que determinada instituição de ensino superior se encontra alinhada com o Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQES) de Moçambique e, proporciona às instituições de ensino superior benefícios e vantagens como a credibilidade e imagem institucional da instituição de ensino superior; Facilidade na Integração no ranking; Prioridade nos programas, projectos e demais acções de promoção de garantia de qualidade; e Bonificações e, descontos previstos pelo CNAQ e, seus parceiros, no contexto da avaliação institucional, de cursos e/ou programas.

Por sua vez, o Director do ISET-One World António Niquice compromete-se em continuar a primar pelo cumprimentos dos  padrões de qualidade previstos no SINAQES.

Para o director do ISET One World, António Niquice, a recepção do selo constitui um desafio para a instituição, uma vez que trás consigo o dever de trabalhar-se mais para mantê-lo, devendo manter o padrão exigido, bem como procurar melhorar mais a qualidade em que se encontram.

“O selo não é eterno, o que significa muito mais trabalho para manter aquele padrão e com tendência à subir”. Para alcançar o selo, o ISET One World  contou a qualidade excelente das instalações para albergar estudantes e docentes, e a excelência dos currículos da instituição. Para além disso, a intervenção do ISET One World na comunidade local, como foi no caso de acções que favorecem a conservação do meio ambiente, ao transmitir ao nível da comunidade local informações que ajuda no combate ao incêndio”, disse Niquice.

Refira-se que o ISET conta com cerca de mil estudantes, entre os do ensino à distância, presencial e do mestrado recentemente introduzido. São estudantes provenientes de vários quadrantes do mundo, como Malawi, Zimbabwe, Guiné-Bissau, Dinamarca, entre outros locais.

Recorde que o CNAQ, órgão tutelado pelo Ministro que superintende a área do ensino superior e, na qualidade de órgão implementador do SINAQES (o Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia da Qualidade no Ensino Superior), tem a missão de promover a avaliação, a acreditação, o desenvolvimento e o registo de qualificações do ensino superior, como mecanismos de garantia de qualidade face às necessidades de desenvolvimento do país e em consonância com os padrões de qualidade do ensino superior no país, na região e no mundo.

o SINAQES, tem como objectivo primordial, desenvolver e promover o princípio da cultura de procura constante pela qualidade nos serviços prestados pelas instituições de ensino superior, bem como informar à sociedade sobre o estágio dessa qualidade de serviços prestados pelas instituições de ensino superior nacionais, tanto públicas, quanto privadas.

Dentre os princípios gerais do SINAQES, pontifica o de “educação”, onde procura-se através dos processos de auto-avaliação e avaliação externa de instituições, cursos e programas, estimular e ajudar a desenvolver nas instituições de ensino superior a cultura de qualidade, um processo de carácter, eminentemente educativo e, não de obrigação punitiva, coerciva ou controladora.

Importa referir que no histórico do processo de avaliação externa de instituições e cursos, de 2016 à 2022, o CNAQ avaliou um total de 464 cursos e acreditou um total de 394 cursos do ensino superior. No contexto da avaliação institucional, importa referir que das 56 instituições de ensino superior existentes no país, apenas 20% participaram deste processo, o que detona a necessidade urgente de incremento dessa cifra, através de uma adesão cada vez massiva das instituições de ensino superior públicas e privadas aos processos de avaliação institucional.