Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

Moçambique comprometido com a transformação digital

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Daniel Nivagara disse que o governo de Moçambique está comprometido com a transformação digital com vista ao bem-estar das comunidades.

Falando num encontro com a equipa do Banco Mundial, Daniel Nivagara expressou o compromisso em avançar para a transformação digital e que as equipas de trabalho devem chegar a consensos para acções a serem realizadas pelo governo com apoio daquela instituição financeira.

Assim, para alem do apoio financeiro prestado pelo Banco Mundial há necessidade de apoio técnico para a transformação digital, acrescentando que o país esta a aprimorar as boas praticas na visão global no campo da digitalização.

“Estamos preparados para fazer face a todos os desafios que o projecto desta natureza pode trazer”, vincou.

Referiu ainda a necessidade de um ambiente aberto para que as dificuldades no decorrer do projecto constituía um mecanismo de aprendizagem e que projecto seja um sucesso.

O dirigente salientou que o país precisa de modernizar e gerar serviços digitais (identificação civil, registo civil entre outros) e não havendo espaço para contornar, face a transformação social, cultural, económica e digital, acrescentando valor ao bem-estar dos moçambicanos.

Por outro, com o projecto do Banco Mundial as instituições como Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) e o Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) poderão ser empoderadas.

“O sucesso deste projecto vai depender da nossa capacidade organizativa interna”, reiterou o responsável do pelouro da ciência, tecnologia e ensino superior.

O chefe de operações que liderou a equipa do Banco Mundial, Raymond Bourdeau, manifestou a abertura do governo para a implementação dos programas.

Raymond Bourdeau apelou ao compromisso para ininterruptibilidade dos sistemas a cargo do ministério e que Moçambique foi elegível para desembolsos num valor estimado em 700 milhões de dólares.

Todavia, reiterou a agilidade no processo de aquisições dentro do ministério pois a demorar no processo pode comprometer os desembolsos por parte da organização e comprometer o cronograma de actividades.