Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

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Programa de Capacitação de Formadores de Professores em STEM & Mecanismo de Implementação (2023-2025)

O Programa de Capacitação de Formadores de Professores em STEM tem como objectivo melhorar a qualidade da formação inicial e em exercício de professores do Ensino Secundário (ESG) e alargar o envolvimento das Instituições de Ensino Superior (IES) na formação em exercício de professores do ensino secundário, na formação de formadores do ensino primário (IFP) e do Ensino Técnico Profissional (ETP). Os professores são elementos fundamentais em qualquer processo de inovação pedagógica na medida em que as inovações devem ser apropriadas por aqueles que as implementam. Por isso o desenvolvimento profissional deste grupo é crucial para o sucesso da abordagem STEM no processo de Ensino e Aprendizagem. Nesta ordem de ideias, os beneficiários directos do Programa são os Formadores de Professores das IES, Formadores de Professores dos IFP, Formadores do ETP e Professores em exercicio do Ensino Secundário Geral e Ensino Primário. Os beneficiários indirectos são: os estudantes professores na fase inicial nas IES, os formandos dos IFP, os estudantes do ETP, os alunos do ESG e EP e o CTA.

Ao delinear o Programa e respectivo Mecanismo de Implementação, cria-se em Moçambique uma plataforma que servirá de modelo para as instituições de ensino no que diz respeito à Implementação do Programa. O Programa estabelece o quadro orientador para o desenvolvimento de actividades de capacitação de Formadores de Professores em STEM no país e o Mecanismo de Implementação constitui um guião ou roteiro para a materialização do Programa, baseado na educação em STEM. O documento divide-se em duas partes, sendo a primeira parte dedicada ao Programa e a segunda ao Mecanismo de Implementação.

O Programa começa com uma breve introdução e contextualização, debruça-se sobre a problemática da escassez de estudantes que frequentam cursos nas áreas de STEM nos diferentes subsistemas de ensino e nas profissões de base científica e tecnológica e o modo como os sectores produtivos que dependem destes profissionais são afectados; em seguida faz uma breve apresentação das experiências de educação em STEM a nível internacional e a nível nacional e segue a descrição do Programa.

Mais de talhes: https://www.mctes.gov.mz/wp-content/uploads/2022/11/Programa-Mecanismo-Agosto-2022.M.-26-de-Outubro-act._rev.03.11.2022-sem-anexos_final-o.pdf