Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

58

Ralador Eléctrico para Mandioca FrescaRalador Eléctrico para Mandioca Fresca

O Ralador de Tubérculos que constitui a presente inovação é uma máquina mecânica que tem a finalidade de tornar o processo de ralar mandioca facilitado, reduzir o esforço físico necessário para realizar estes trabalhos, reduzir o tempo necessário para a realização desta actividade e elevar o rendimento.

Trata-se de uma máquina simples que faz a ralagem/ trituração de mandioca durante o movimento de rotação do ralador, transformando a mandioca em farinha.

Esta máquina é accionada por motor eléctrico, podendo ser também accionada por motor de combustão interna ou manualmente.

Com a presente inovação, pretende-se resolver o problema de rala de mandioca por métodos tradicionais que consistem na raspagem manual sobre uma chapa perfurada de pequenas dimensões suportada nas mãos, o que torna o processo moroso e de baixo rendimento na ordem de 25 kg em 8 horas de trabalho. Com uso desta máquina, eleva-se o rendimento da produção para 150 Kg por hora ou 1.200 kg em 8 horas de trabalho, e reduz-se o tempo necessário para a realização do trabalho.

Contacto: +258 82 8130622

Tem o Registo no IPI nº MZ/2010/189