Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Realização do Seminário de Consciencialização sobre Segurança Cibernética

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) acolhe terça-feira dia 09 de Novembro de 2021, das 09:00 hrs as 12: 00hrs, no Instituto comercial de Maputo, sita na Av. 24 de Julho N° 563, Maputo, o Seminário de Consciencialização sobre Segurança Cibernética.

Constitui objectivo do seminário,consciencializar e transmitir as boas praticas as adolescentes do sexo feminino de modo a adoptarem a cultura de segurança cibernética para uso seguro, consciente e responsável da Internet.

Com efeito, serão realizados dois seminários, sendo um na Cidade de Maputo e outro na Província de Maputo para desenvolver competências de 200 raparigas enquanto utilizadoras do ciberespaço para que se sintam aptas a utilizá-lo de forma segura.

Com a realização do seminário espera-se que as meninas e mulheres desenvolvam habilidades para: Navegar na Internet de forma segura; Usar de forma adequada e segura as plataformas do ensino virtual e redes socais; Reconhecer comportamentos prejudiciais antes que atinjam contornos alarmantes e se sentiam à vontade para relatar; Gerir e proteger a sua identidade digital e dados pessoais, diminuindo os riscos de acesso indevido por terceiros; Reagir de forma adequada a ciberameaças, como o cyberbullying, phishing e Ransomwa; e Proteger os seus equipamentos eletrónicos (ex. computador, smartphone, tablet, etc).

Referir que uma das atribuições do MCTES é a Capacitação de Quadros do Governo, Instituições Públicas e Organizações da Sociedade Civil em Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC.