Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

25

Seminário Campus France partilha oportunidades de formação Superior

A realização do Seminário CAMPUS FRANCE constituir segundo o Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Edson Macuácua, um espaço de Partilha e Exposição de Oportunidades de Formação e Cooperação entre Moçambique e França, no Domínio do Ensino Superior é parte de um vasto leque de iniciativas que visam fortalecer a cooperação bilateral entre Moçambique e França.

Trata-se de um evento que resulta da cooperação bilateral que  Moçambique e França têm vindo a estreitar em várias áreas de interesse comum, incluindo no Ensino Superior, relações essas que encontram suporte e fundamentos nos princípios internacionais da Parceria Global, das Conferências Internacionais de Paris (2005), Accra (2008) e Busan (2011), que apelam para o alinhamento, harmonização, gestão centrada nos resultados e responsabilidade mútuas, no âmbito da eficácia da ajuda ao desenvolvimento, princípios aos quais Moçambique aderiu.

Intervindo por ocasião da cerimónia de abertura do evento, Edson Macuácua apontou como os principais objectivos do CAMPUS FRANCE, a divulgação de oportunidades de colaboração existentes nas Instituições Francesas do Ensino Superior; promoção e criação de redes/bolsas de contacto entre as Instituições de Ensino Superior de ambos Países; e fortalecer a internacionalização do Ensino Superior entre Moçambique e França.

Segundo Macuácua, As Conferências Internacionais de Paris (2005), Accra (2008) e Busan (2011) apelam para uma abordagem de cooperação que assegure um impacto cada vez maior, bem como o fortalecimento das instituições nacionais/locais, visando a sustentabilidade dos programas de cooperação internacional, a médio e longo prazos.

A fonte explica ainda que as suas recomendações se referem à necessidade de fortalecer a capacitação das instituições nacionais e locais e identificação de mecanismos para minimizar a fragmentação e dispersão da ajuda, procurando incrementar o volume de recursos e melhorar a transparência e a eficiência da sua gestão.

É neste quadro que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria do Ensino Técnico Profissional em parceria com a Embaixada da França em Moçambique, realizam o presente Seminário.

O Programa do Seminário CAMPUS FRANCE/ESTUDAR EM FRANÇA inclui apresentação sobre a Internacionalização do Ensino Superior e de Acções de Cooperação desenvolvidas pela Embaixada da França em Moçambique. Igualmente foram discutidas formas de maximizar a cooperação no domínio de formação de corpo docente, pesquisa e extensão.

foram realizadas outras actividades de cooperação como a deslocação da Delegação do Colégio de Institutos Técnicos da França (ADIUT) à Província de Inhambane, que teve lugar de 9 a 10 de Abril. Nessa deslocação, foram visitados o Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane, o Instituto Médio Salesiano e o futuro Instituto Superior Politécnico de Quissico. 

Igualmente no contexto deste movimento de estreitamento da cooperação com a França, o nosso País recebeu o Representante para Africa Austral de três unidades de investigação cientifica , nomeadamente o Centro Internacional de Pesquisa para Agricultura  e Desenvolvimento(CIRAD); Centro nacional de pesquisa Cientifica (CNRS); e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).

Durante a sua estadia aqui em Maputo, o Representante dos 3 Centros de Pesquisa interagiram com instituições de investigação científica e o MCTES enquanto órgão de tutela e governação da Ciência, Tecnologia e Inovação.