Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Programa um computador
por estudante do Ensino Superior

18

IBE, IP ASSINA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO PARA ESTÁGIOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES BOLSEIROS

nstituto de Bolsas de Estudo, I.P, (IBE) e A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDMassinaram, na manhã de hoje, 15 de Março de 2024, um Memorando de Entendimento (MdE) que visa assegurar a atribuição de Estágios Profissionais Remunerados aos Estudantes do IBE recém-graduados, dentro e fora do País, em áreas de actuação da Empresa, com prioridade para a Engenharia Eléctrica.

Trata-se de um instrumento de cooperação que vai, também, priorizar a Igualdade de Género, um dos Objectivos Estratégicos da EDM, na medida em que a selecção dos estudantes do ensino Técnico Profissional ou licenciados, para o treinamento, dará especial atenção à participação da Mulher. “Temos aqui, na EDM, exemplos de Mulheres com prestações notáveis na gestão de projectos e, por essa via contribuem, de forma satisfatória, para o sucesso das actividades e o bom desempenho da Empresa”, disse o Administrador Executivo da EDM, Dr. Noel Govene. A mesma fonte, fazendo menção à comemoração do mês da Mulher, celebrado de 08 de Março a 07 de Abril, manifestou, ainda, o orgulho da EDM em estar, desde sempre, sincronizada com as aspirações das Mulheres Moçambicanas.

Na mesma ocasião, a Directora do IBE, Dr.a Carla Caomba, referiu que este acto representa a primeira parceria do género que a instituição estabelece para responder a um dos grandes desafios que a instituição enfrenta, isto é o apoio a estudantes bolseiros recém-graduados para a realização do Estágio Profissional.

“Os estágios profissionais desempenham um papel crucial na formação dos estudantes, especialmente nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, fazendo uma ponte essencial entre o aprendizado teórico e a aplicação prática no mundo real”, vincou a Directora do IBE.

Por seu turno, Noel Govene disse esperar uma participação activa, quer do IBE, quer dos estudantes, na vigilância e denúncia de actos de Vandalização de Infra-estruturas Eléctricas e Roubo de Energia, que geram grandes prejuízos à Empresa. “Só em 2023, a EDM registou prejuízos na ordem dos 5 Mil Milhões de Meticais, valor que serviria para ligar mais famílias moçambicanas à Rede Eléctrica Nacional”, referiu o Gestor.

Refira-se que, a EDM, no âmbito da sua Política de Responsabilidade Social, está empenhada em contribuir para o bem-estar dos moçambicanos, de modo que o presente MdE representa mais um exemplo do comprometimento da Empresa em causas solidárias, com impacto útil e necessário para prossecução dos trabalhos de electrificação nacional, garantindo Energia de qualidade para todos moçambicanos, até 2030.